19 de jul. de 2020

Homenagem

Flika 
18/02/13-18/07/20


Você chegou junto com sua irmã e me pegou de surpresa, eu que já estava cuidando de cinco filhotes, quatro deles meu esposo e nossa filha regataram de um dia difícil (essa parte da história fica para um outro post na página). Você e sua irmã eram lindas e bem cuidadas, eu, acostumada a cuidar de bichinhos em condições de saúde bem difíceis, relutei em ficar com mais duas. Recém chegados em uma cidade, sem conhecer nada e ninguém, já resgatado bichinhos...Uma loucura! Pensei.
E como vocẽ e sua irmã, além de lindas, estavam perfeitas, achei que talvez ficassem melhor com outra pessoa, bem tratadas, bonitas! Fui pesquisando com as colegas da minha filha, na época no ensino médio, quem gostaria de ficar com vocês...
Dando uma pausa em você e falando de sua irmã Conga, eu não entendi ela. Achava afoita e ansiosa, mamava em uma gatinha bem filhote que já estava doente e sofria com isso, eu não entendia nada, então resolvi doá-la, não consegui.
 Pedi a moça que te trouxe ela se ela conhecia alguém responsável que ficaria com ela, e a moça levou de volta, chorei pela partida, mas já estava cheia de gatinhos (na época eram sete) fiquei assusta, com medo, insegura... com varias coisas acontecendo em nossa vida, mais em nosso coração, meu e do meu marido, o arrependimento de ter devolvido a Conga. Ele que a levou de volta e sempre lembra da expressão dela, de quem não queria ir, segredos nossos...

Você Flika, foi ficando... educada, carinhosa, meiga, doce, delicada com os outros bichinhos. Logo demostrou uma fragilidade, no meio daquela aparência de saúde perfeita, a primeira fragilidade, rinotraqueite, que sinceramente eu nem sabia oque que era. Levei ao veterinário e naquele dia percebi que você era diferente e iria me ensinar muito a cuidar dos próximos que vieram. Foi cuidada, castrada, sempre amiga da Q'thesh e da Bistrix... histórias para os próximos posts...
Sua saúde nunca foi das melhores, comecei a notar que sempre  era muito frágil a resfriados, sempre tomando vitaminas para elevar a imunidade, na época somente um veterinário na cidade (talvez houvessem outros), mais esse se tornou de nossa confiança.

 Estava tudo bem contigo Flika , até que em 2016 você começou com um corrimento no ouvido, assim que percebemos levamos você no veterinário. Era otite, tratável, curável, então tratamento iniciado... Houveram erros meus, falhas com certeza, pela falta de experiência no assunto, mas você foi reagindo e sempre dando a volta por cima, apesar dos altos e baixos, nunca desistiu... Com você Flika, aprendi a cuidar de gatos e observar alguns detalhes que as passavam despercebidos.  Você me ensinou a dar remédio, seja liquido ou em comprimido, dar banhos, limpar orelhas, cortar unhas, tirar os pontos da castração, escovar, tudo porque sempre foi muito dócil e me permitia cuidar de você. Me ajudava introduzir um novo membro na família, sempre ajudava o novo animalzinho a se adaptar. Com a sua ajuda, descobri que depois de uma medicação vale muito para o gatinho, dar um agrado, e você amava aquele biscoito, por vezes o mais difícil de encontrar na cidade, ensinava aos outros que deveriam ficar perto da mesa só nos hipnotizado para ganhar uma comidinha.
Bem Flika, jamais conseguirei expressar em palavras o que os seus setes anos de vida,  significaram pra mim, sendo abreviados com com o avanço da doença,  pra toda a nossa família. Como eu disse, quando acreditava estar curada, voltava.  Bastava somente uma chuva e o seu quadro mudava, um stress e a doença voltava.  No final de quatro anos lutando, com esperança que você conseguisse viver comigo os 15 anos, ou mais, que meu marido sempre diz que vocẽs vão ficar, fui pega com a fatalidade de ver você partir tão tristemente e cor dor, e eu em meio ao desespero em plena pandemia no mundo, não tive forças e você se foi. Eu queria que você ficasse, com um dono egoísta, que você lutasse como sempre fez. Mas não suportei mais ver dias de tratamento, consultas, cones, perdendo sua liberdade de correr, subir nas arvores de casa, brincar com os outros amiguinhos, por vezes isolada com o sofrimento e a dor, o incomodo de ficar sempre colocando remédio em seu ouvido, e você aceitava.
 Até que um dia, em meu coração, eu disse "vou até onde você me mostrar que aguenta", assim eu fiz até o dia de ontem, me olhou e disse que não aguentava mais, e há quem não acredite, ao ver seu olhar de despedida, senti que não queria ir, mas qualquer intervenção que eu fizesse o simples fato de lhe mover de lugar, para levá-la ao local que você gostava, lhe maltratava, e onde foi para se despedir la ficou deitada, meu marido disse "corre Flika " e você correu espiritualmente, demostrando o ultimo gesto com movimento de suas patinhas.
Flika seu nome foi dando por sua postura alta, esbelta, pernas longas, corredoras como de um cavalo. Saudades de ti!

Por favor a cada leitor, aceito criticas sim, duvidas sim, conselhos sim. Só não julguem, o que está escrito aqui e no meu instagram, sobre os últimos quatro anos que passamos. Se esse assunto não o interessa, não perca o seu tempo, pois cada um sabe de sua dor e sua perda, e do amor que é dedicado a cada um dos meus filhotes, pois independe da idade é o que serão pra mim.
Um agradecimento ao nosso amigo Luiz Otávio, que se encantou com a Flika e tirou essas lindas fotos dela!
Obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, adoro receber sua visita em meu blog.
Deixe seu endereço para que eu posso te visitar, beijos!